A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores Gaúchos revelou que o número de famílias gaúchas endividadas segue em elevação no Rio Grande do Sul. De acordo com a pesquisa divulgada pela Fecomércio nesta quinta-feira, o percentual de famílias endividadas no Estado foi de 84,2% em outubro. Se comparado com outubro do ano passado, o percentual teve aumento, quando naquele período registrou 68,4%.
Apesar do número de famílias endividadas ser cada vez maior, o percentual de famílias com contas em atraso foi de 24,2% - uma redução em relação ao ano passado, quando o índice era de 29,9%. Uma vez que as condições econômicas atuais são mais desfavoráveis às famílias, com aumento da inflação e alta dos juros, este movimento emite um sinal de alerta para a possibilidade da piora dos indicadores de inadimplência nos próximos meses.
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Ainda segundo a Fecomércio, o percentual de pessoas que não terão condições de pagar suas dívidas em atraso dentro dos próximos 30 dias atingiu o menor valor da série histórica, desde janeiro de 2010. Ao registrar 3%, o percentual teve redução tanto na comparação com o ano passado (13%) quanto frente ao mês anterior (3,3%).
- Este resultado mostra que as famílias estão evitando entrar numa condição de inadimplência mais prolongada, o que as alijaria de acessar o crédito, que parece estar assumindo papel relevante na dinâmica dos orçamentos familiares - afirmou o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn.
A pesquisa apontou também que apenas 13,7% das famílias se dizem "muito endividadas", tendo este valor aumentado frente a outubro de 2020 (12,1%) e apresentado leve queda na margem (13,8%).
- O comportamento das famílias remete a um consumo mais cauteloso, que apesar de levar ao endividamento, não leva à inadimplência. Os próximos meses serão um teste importante para essa dinâmica, uma vez que a inflação continuará a penalizar os orçamentos e os juros encarecerão o crédito - comentou Bohn.
MUTIRÃO DE SANTA MARIA
Um mutirão para renegociação de dívidas começa na próxima semana em Santa Maria. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) vai realizar o serviço, de forma online, entre 16 e 30 de novembro. Poderão ser negociadas as dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis, por exemplo. Os atendimentos serão feitos via agendamento prévio pelo telefone (55) 3217-1286.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma online para receber login e senha. Em seguida, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão.